SKY Livre e Banda C Digital - Passo-a-passo

Atualização em 10/03/2018: Desde setembro de 2017, a SKY está bloqueando os canais Globo, SBT, Band, RecordTV e RedeTV! nos receptores Sky Livre, conforme o desligamento do sinal analógico terrestre avança.


Para que o receptor volte a receber os canais abertos, é necessário adquirir um pacote de canais. O pacote com somente canais abertos pode ser adquirido por 9,90 mensais (12 meses) ou 16,90 (30 dias).


É teoricamente possível captar sinal de algumas afiliadas do SBT e RecordTV por meio da banda C, mas devido as inúmeras limitações deste receptor, sinceramente não recomendo perder seu tempo com isso.
É mais viável adquirir um pacote de canais ou comprar um receptor digital de parabólica.

O tutorial abaixo permanece para fins de registro, caso alguém ainda queira fazê-lo.

______________________

A SKY Livre funciona basicamente como uma parabólica normal. Você tem acesso a canais abertos com imagem e som digitais e ainda tem a possibilidade de adicionar canais pagos apenas fazendo uma recarga, assim como um celular pré-pago.

Antena e Receptor SKY. (Reprodução)
Porém, não são disponibilizados alguns canais como Gazeta, Record News, Esporte interativo e em algumas regiões até mesmo o SBT (meu caso) e a Globo ficam de fora .

Se você já tem uma antena parabólica instalada e depois que comprou o receptor SKY Livre deixou ela fora de uso, saiba que é possível usá-la em conjunto com a SKY Livre e adicionar mais canais ao aparelho.

Ficou interessado (a)? Logo abaixo disponibilizarei um passo-a-passo de como fazer isso. Lendo atentamente e fazendo tudo direitinho, você conseguirá mesmo que não tenha experiência com configuração de receptores.

Mas antes de começar, é preciso verificar alguns detalhes importantes. Vamos a eles:

Modelo do Receptor

O atual receptor SKY "slim" não é compatível com a Banda C, apenas o primeiro modelo. Talvez o motivo seja para reduzir espaço e custos visto que o receptor é bem pequeno.
Modelo S14 (atual), incompatível. (Reprodução)
Modelo S12 (antigo), compatível. (Reprodução)

LNB da antena

O LNB (Low Noise Block) é o principal componente da antena, é ele que recebe os sinais e os envia pelo cabo. Há 3 tipos de LNB que são mais comuns em residências:

Polar Rotor
Já está bastante obsoleto, é caracterizado por necessitar de um segundo cabo com 3 fios. Esse LNB não serve para esse sistema porque não troca de polarização.

LNB Polar Rotor e seu característico motorzinho.
Incompatível. (vcfaz.TV, Reprodução)
Monoponto
Esse é o tipo de LNB mais usado atualmente e o ideal a ser utilizado no nosso sistema. Ele possui apenas um cabo, não precisa dos 3 fios como o polar rotor.
LNB Monoponto, o ideal. (Reprodução)
Multiponto
Visualmente, ele é idêntico ao monoponto. A diferença é que enquanto o monoponto só pode ser ligado em apenas um receptor, o multiponto pode ser ligado em até 10 ou mais dependendo do fabricante. Ele pode ser utilizado, mas precisa de algumas “configurações especiais” que vou explicar mais adiante.

Estado geral dos cabos e antena

Verifique se o cabo está em bom estado e se não está corroído ou quebradiço. Verifique também se a antena não está com as telas muito amassadas ou mesmo se há telas faltando. Se a antena e cabo estiverem muito ruins, os canais podem ficar picotando (como um DVD arranhado) ou mesmo nem pegar sinal.

Hora de agir!

Do que você vai precisar:
  • Uma antena parabólica de Banda C
  • Uma chave DiSEqC
  • Um cabo coaxial RG6 (Para ligar a chave ao receptor)
  • Paciência (essencial)

Chave DiSEqC
Uma chave DiSEqC é um dispositivo que faz a "troca" antenas. A que utilizaremos possui duas entradas e uma saída.
A chave (Reprodução)

Seguindo recomendações de usuários de vários fóruns, utilizei uma chave da TELE System®, pois ela é uma das poucas compatíveis com o receptor da SKY e são de boa qualidade. São facilmente encontradas na Internet por cerca de 30 reais.

Cabo Coaxial RG6
Em qualquer loja de materiais eletrônicos você o encontra. Não precisa ser grande, ele apenas servirá para ligar a chave DiSEqC ao seu receptor.
O cabo, já com os conectores. (Reprodução)

Iniciando

  1. Desconecte o receptor da tomada.
  2. Desconecte o cabo da antena SKY do receptor.
  3. Conecte uma ponta do cabo coaxial (aquele que você comprou) no receptor e a outra na conexão REC da chave DiSEqC.
  4. Conecte o cabo da Antena SKY na conexão LNB A da chave.
  5. Conecte o cabo da Antena parabólica na conexão LNB B da chave.
  6. Reconecte o receptor na tomada.
Configurando o receptor
  1. Aperte a tecla Menu no controle remoto. 
  2. Navegue até o ícone da antena. 
  3. Entre em Setup Avançado




  4. Digite sua senha (a senha padrão é 0000).



  5. Entre em Modo de Operação.



  6. Escolha a opção SKY e Banda C.



  7. Retorne ao menu. Aparecerá uma nova opção Setup Banda C, entre nela.



  8. Digite a senha novamente.
Temos agora uma lista com três satélites, os nomes estão desatualizados.


A correspondência com os nomes atuais é essa:

Brasilsat B1 = StarOne C2
Brasilsat B2 = StarOne C1
Brasilsat B3 = Brasilsat B4

No Brasil, o principal satélite utilizado para fazer as transmissões de TV é o StarOne C2. Se sua antena já estava instalada e funcionando, utilizaremos ele.

Atualizando a lista de frequências do satélite

Essa é provavelmente a parte mais chata de todo o processo, pois as frequências precisam ser inseridas manualmente uma-a-uma. Por isso, adicione apenas as frequências dos canais que você achar mais interessantes.
Acesse o o Portal BSD e verifique a lista de frequências do StarOne C2. É importante lembrar que o receptor da SKY só pode sintonizar canais com modulação DVB-S e que estejam FTA (Abertas).
No meu exemplo usarei os dados do SBT Rede:
Frequência: 3753
Polarização: Vertical
Taxa de símbolos (SR): 6220
FEC: 3/4
Importante pra quem utiliza LNB Multiponto: As frequências da polaridade vertical devem ter 600 MHz subtraídos. No caso do SBT Rede: 3753 – 600 = 3153. Se por acaso o LNB estiver invertido, deve-se fazer esse procedimento com os horizontais.


  1. Com o B1 selecionado, aperte a tecla + do controle remoto.
  2. Aparecerá um aviso dizendo que canais podem ser perdidos. Apenas confirme.
  3. Percorra a lista até achar frequências vazias (vão aparecer como 00000-H-00000).
  4. Escolha uma e aperte a tecla +.
  5. Digite a Taxa de símbolos. Como a do SBT Rede só possui 4 algarismos, deve-se colocar um 0 na frente do número. Digite 06220 e confirme.



  6. Escolha a polarização, que nesse caso é Vertical. Confirme.



  7. Escolha a FEC, que é 3/4. Confirme.



  8. Digite a frequência. O caso é igual ao da Taxa de símbolos. Digite 03753 e confirme.



  9. Retorne ao passo 3 e vá adicionando novas frequências conforme a necessidade. Você pode verificar o sinal de uma frequência apenas selecionando-a e apertando Confirma.

Depois de adicionados os canais de seu interesse, aperte a tecla Retornar para voltar à lista de satélites. Com o B1 selecionado, basta apertar a tecla ? do controle remoto para buscar os canais e aguarde alguns minutos.

Após isso aparecerão os canais encontrados, use a tecla ? para excluir os canais repetidos (se houver) e os canais que você não deseja.

Pronto, agora é só voltar ao à lista de canais SKY e sintonizar os novos canais. Eles estão a partir do canal 900.